Em ano de eleição vereadores aprovam projeto solicitando plebiscito em Guarda dos Ferreiros sobre anexação do Distrito ao Município de São Gotardo

Por Aécio Gonçalves 13/03/2024 - 09:56 hs

Anos de eleição são marcados por promessas extravagantes e soluções mirabolantes que não passam de ilusão. Em oportunidades anteriores os eleitores de Guarda dos Ferreiros já viram vereador pintando quebra-molas, entre outras ações. Em 2024, a recente decisão que coloca o nome do distrito novamente em destaque: a proposta de sua anexação ao Município de São Gotardo. A atenção dos políticos volta-se novamente para o nome desta localidade, deixando muitos residentes perplexos.

Após anos de problemas persistentes e falhas na fiscalização por parte dos vereadores eleitos, surge na Câmara Municipal a proposta que levanta questões fundamentais: a anexação do Distrito de Guarda dos Ferreiros ao Município de São Gotardo. O Projeto de Decreto Legislativo 01/2024, aprovado na reunião ordinária da Câmara Municipal de São Gotardo em 12/03/2024, convoca um plebiscito para consultar a população sobre essa possibilidade.

A proposta de plebiscito, a ser realizado simultaneamente com as eleições gerais de 2024, coloca aos eleitores uma questão direta: "O distrito de Guarda dos Ferreiros, cerca de 80% pertencente a São Gotardo e 20% pertencente a Rio Paranaíba, deve ser anexado em sua totalidade ao município de São Gotardo?" Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral regulamentar a realização da consulta e comunicar ao Presidente da Assembleia Legislativa o resultado. Se a maioria da população concordar com a proposta, será elaborado o Projeto de Lei para anexar Guarda dos Ferreiros totalmente a São Gotardo. 

As opiniões dos vereadores sobre o assunto variam. Denise Alves ressaltou a importância de buscar soluções para os problemas, independentemente do ano eleitoral e que todos sabem que os impostos vão para Rio Paranaíba, sendo que maioria das empresas em Guarda dos Ferreiros estão dentro dos 20 % pertencentes a Rio Paranaíba. Tchesco do Mototáxi apontou que o Distrito não pode se tornar município devido a questões legais federais, vendo o plebiscito como um primeiro passo para a anexação completa a São Gotardo.

Valdivino Honorato que sempre destaca em suas falas ser Guardiano, destacou ser favorável ao decreto para os moradores escolherem o melhor e que a população da parte de Rio Paranaíba estaria abandonada na saúde, limpeza, escolas, segurança e outras áreas. Lander Inácio lembrou que a UBS de Rio Paranaíba em Guarda dos Ferreiros ficou sem médico por muitos meses e que a arrecadação de São Gotardo é inferior. Anivaldo Barbosa disse conhecer os problemas enfrentados em Guarda dos Ferreiros e como já trabalhou na cooperativa por muitos anos, sabe bem os valores repassados para Rio Paranaíba. O vereador Renê Luiz lembrou aos colegas vereadores que as falhas por eles apontadas na parte de Rio Paranaíba também ocorrem frequentemente na parte que pertence a São Gotardo, ficando o Distrito no prejuízo.

No entanto, um fato curioso surgiu antes mesmo da votação do projeto: surgiu a solicitação para que o jornalista não divulgasse informações sobre o assunto. Isso levanta questões sobre a transparência da Câmara Municipal de São Gotardo, especialmente considerando a falta de disponibilização prévia das pautas das reuniões. Na contramão de diversas Casas Legislativas da região que divulgam as pautas com antecedência, a Câmara de São Gotardo segue privando a imprensa de informar aos cidadãos o que será discutido e votado nas reuniões. 

Em um cenário onde a atenção política parece aumentar apenas em ano eleitoral, é crucial que os cuidados com o distrito sejam constantes e não sazonais. As falhas de ambos os lados não podem ser ignoradas, e a verdadeira intenção por trás do decreto de anexação deve ser cuidadosamente examinada. Afinal, estaria São Gotardo pronta para assumir a responsabilidade total por Guarda dos Ferreiros ? Será que a administração de São Gotardo presta bom atendimento médico, serviços de infraestrutura, coleta de lixo e outros ? Este fato lembra a expressão do sujo falando do mal lavado.

Queremos melhorias em ambos os lados, já que hoje o desejo da maioria dos moradores pela emancipação é inviável. Que nossos governantes trabalhem melhor em prol de todos ! Caso hoje fosse realizada uma consulta sobre a satisfação dos moradores de Guarda dos Ferreiros com o trabalho dos vereadores quais seriam as respostas ? Acho que muitos iam se decepcionar.